top of page
Buscar
Foto do escritor Ribamar Diniz

Finalmente mestre em Teologia


No dia 26 de maio de 2021, obtive o título de Mestre em Teologia, na linha de pesquisa Missão Urbana, pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia da Faculdade Adventista da Bahia (SALT/FADBA). A partir das 14:10, realizei a defesa da pesquisa (de forma online), "História e metodologia da evangelização adventista das cidades do Arquipélago do Marajó". A banca examinadora foi composta por Agenilton Correa, doutor em Teologia pelo Instituto internacional Adventista de Estudos Avançados (AIIAS); Charles Fabian Costa Fernandes, Mestre em Teologia pelo SALT/FADBA e meu orientador Gerson Cardoso Rodrigues, mestre em Teologia SALT/FADBA e doutorando em Teologia pela Andrews University. Ao ser informado pelo Dr. Agenilton da aprovação com a nota 9,5, revivi a trajetória do curso, desde a indicação até a conclusão dos estudos. É importante aclarar que o mestrado do SALT/FADBA é denominacional (intra-corpus), sendo válido como especialização pelo MEC. A importância do mestrado, entretanto, está relacionado ao reconhecimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia a nível mundial e a possibilidade de ingresso em um doutorado em qualquer de suas instituições de ensino superior.


Em abril de 2017, quando atuava como pastor distrital em Breves, fui informado pelo então ministerial Pr. Raimundo Nonato Penha Cutrim, da indicação para concorrer a uma vaga no mestrado em Teologia. Fiquei surpreso, porque estava no ministério a apenas três anos. Normalmente as vagas para o mestrado, pela praxe da Igreja, são destinadas aos pastores já ordenados. Na ocasião, comentei com o Pr. Cutrim que eu iria viajar para o Rio Mariaí, no interior de Breves, para realizar uma conferência pública. O Pr. me deu um conselho útil: "É pregando e estudando". Guardei aquela frase na mente e parti para plantar, com o apoio de Joniel Alves de Araújo, a Igreja Adventista do Rio Mariaí, ao lado da Vila São Pedro, reduto da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Minha esposa me advertiu que, se eu viajasse, teria poucas chances de estudar. Apesar disso, xeroquei o material indicado no edital do mestrado e fui cumprir minha missão.


Durante o evangelismo, que durou 15 dias, estudei o material, tentei ler alguns textos em inglês e rabisquei, numa folha, o projeto. Decidi escrever sobre a história adventista no Marajó, meu próprio campo de trabalho. Minha decisão se deve, parcialmente, a prática de registrar a história adventista por onde passo e resgatar a história da Igreja em regiões emblemáticas. Lembro que, ao visitar os interessados das conferências, na voadeira de Sivaldo Vasconcelos, lia a apostila com o material para estudar. Quando a voadeira empinava a proa e batia na água do Rio, eu parava de ler e seguia, quando a maresia acalmava. Comentei com Joniel o sonho de iniciar meus estudos de pós-graduação. Falei que, se fosse a vontade de Deus, continuaria meus estudos depois da prova. Ele me assegurou: "O senhor vai passar". No fundo, eu sabia que Deus tinha uma vaga para mim, apesar dos desafios de estudar e trabalhar no Marajó.


Voltei para Breve e viajei a Belém para fazer a prova. Concorri com candidatos, na minha ótica, melhor preparados que eu. Eram eles Josué Moraes, Nilson Muniz, Antônio Raimundo e Álvaro Trancozo. Na hora da prova, estava em dúvidas sobre algumas questões. Havia termos muitos semelhantes e temia errar. Esperei um pouco e depois de orar, tive um insight sobre as respostas. Deus foi muito bom comigo. Quando saiu o resultado, fiquei muito feliz, porque com a nota 95, tive a melhor nota da União Norte Brasileira. Viajei, com o colega Álvaro Trancozo, para a Bahia, no mês de junho de 2017, para o primeiro módulo do mestrado. Como perdemos o avião, fomos de carro. Chegamos com dois dias de atraso. Outro colega, Jeremias Mesquita, nos recebeu com um gracejo: "Vocês demoraram heim?".


No ano seguinte, fizemos o mesmo percurso de avião. O melhor módulo do mestrado, sem dúvida, foi o terceiro, entre junho e julho de 2019, com a excursão que fizemos as terras bíblicas. Sempre na companhia do amigo Álvaro (e demais alunos e professores SALT), viajei a Roma, Egito, Jordânia e Israel, passando 30 dias em visitas a museus, centros de pesquisa, ruínas e pontos turísticos que recontam boa parte da história da humanidade e do Cristianismo. Tivemos aulas nos locais onde viveram os personagens bíblicos e o próprio Jesus Cristo. Nesse cenário arrebatador, gravei, de maneira improvisada, 35 vídeos sob o título "Até os confins da terra", como uma resposta de gratidão a Igreja, por patrocinar o mestrado e a maior parte da viagem a Terra santa. Além disso, escrevi inúmeros artigos para meu site motivado pelos debates durantes as disciplinas do curso. O mestrado foi fundamental na minha retomada como escritor adventista.


O último passo do curso foi escrever. Graças ao apoio de muitas pessoas, especialmente meu orientador e diretor da pós-graduação do SALT/FADBA, consegui terminar de escrever e fazer a defesa. A qualificação, feita em dezembro de 2020, foi desafiadora, pois estava chegando, com a família, de viagem de Santana, de navio. Chegamos na Faculdade Adventista da Amazônia, no limite do horário da apresentação. Ali mesmo no estacionamento, com o fone enrolado no pescoço, comecei a apresentar meu trabalho. Lembro que um dos professores, comentou: "Rapaz, você tá parecendo o robô cop, com esses fios no pescoço." Todas as observações feitas na ocasião me ajudaram a melhorar o trabalho nos meses seguintes. Precisei dedicar várias madrugadas para melhorar a escrita do TCC e ampliar as pesquisas.


Gostaria de agradecer a Deus, a instituição patrocinadora (Missão Pará Amapá); aos professores e alunos do mestrado em Teologia; aos entrevistados e demais parceiros na pesquisa e a minha família pelo apoio incondicional a essa conquista, cujo objetivo não é apenas agregar um título acadêmico, mas conhecimento e experiência para servir melhor a Igreja e a sociedade, pois o objetivo do mestrado do SALT é "formar e capacitar líderes para servir a Igreja Adventista do Sétimo Dia em diversas áreas e funções, com vista ao crescimento espiritual dos membros em cumprimento à missão da igreja".


Ribamar Diniz

Mestre em Teologia (SALT/FADBA)

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Desilusão ou esperança?

Uma reflexão sobre o Grande Desapontamento de 1844 e a certeza da breve volta de Jesus Há 180 anos, a poderosa mensagem da breve volta de...

Comments


bottom of page