No dia 22 de outubro de 2020, o Adventismo completou 176 anos de existência. Esse movimento, que anunciou a segunda vinda de Jesus nos Estados Unidos no século XIX, deu origem a Igreja Adventista do Sétimo Dia, sua principal herdeira teológica e missiológica. Como parte das comemorações, sugiro quatro atividades. O objetivo é nos conectar com nossa história passada e nos envolver com a missão atual da Igreja. Celebre essa data histórica e decida fazer história, anunciando nossa bem aventurada esperança (Tito 2:13), a volta de Cristo em glória e majestade.

1. Leia, durante o mês de outubro, o livro Adventismo: origem e impacto do movimento milerita, de George R. Knight. Essa é a mais abrangente obra a respeito do surgimento, desenvolvimento, impacto e desdobramentos do movimento liderado por Guilherme Miller, que pregou a segunda vinda de Jesus para 22 de outubro de 1844. A leitura irá levá-lo a conhecer profundamente o movimento religioso que deu origem a Igreja Adventista do Sétimo dia. Ao longo do livro você conhecerá detalhes inéditos sobre o grande desapontamento e refletirá sobre as raízes de nossa fé e seu significado hoje.
Adquira o livro clicando AQUI
2. Assista, na sexta, 23, o filme Quando tudo começou: a história inspiradora da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Produzido por adventistas da Austrália, o longa metragem reconstrói espaços, personagens e fatos que deram origem a uma Igreja mundial. Conhecer nosso humilde começo gera a convicção que Deus nos conduziu e a Ele unicamente devemos glorificar. O diretor, Kyle Portbury, conseguiu apresentar o lado humano dos personagens como Guilherme Miller, Josué Himes, José Bates, Ellen e Tiago White, etc. É difícil não chorar ao assistir ao filme pela primeira vez. Reúna a família ou seu pequeno grupo e emocione-se com essa linda história de fé, dramas e esperança.
PARA ASSITIR O FILME CLIQUE ABAIXO:
3. Pregue ou escute um sermão sobre a segunda vinda de Jesus no sábado, 24 de outubro. Se você é pastor, ancião ou pregador leigo, prepare uma mensagem abordando o tema para esse sábado. No culto, convide seus ouvintes, adventistas ou não, a preparar-se para o feliz encontro com nosso Senhor Jesus Cristo. À tarde, reúna os jovens para um culto jovem a respeito do movimento adventista. Destaque, durante o programa, o papel de jovens como Ellen White, Tiago White, Urias Smith e John Andres nos inícios da Igreja.

4. Distribua livro A maior esperança, no dia 31 de outubro. Devido a pandemia, essa é a data do Impacto esperança 2020. Tome os cuidados para evitar o contágio durante a entrega de casa em casa ou em ambientes púbicos. Ao distribuir o livro, convide as pessoas para o culto de domingo em sua igreja. Distribua o material também pelas redes sociais, nos formatos disponíveis. Escrito por Luís Gonçalves e Diogo Cavalcanti, a obra fala de nossa maior e principal esperança. A entrega tanto nos conecta com os pioneiros, que usaram as publicações para anunciar a volta de Jesus, como ilustra a chuva serôdia, quando haverá um movimento sem precedentes para finalizar a pregação do evangelho.
Para distribuir o livro clique AQUI
É importante celebrar, anualmente, o dia 22 de outubro. Embora alguns critiquem essa data e não vejam nenhum significado nela, as Escrituras lhe dão importância. Nesse dia dois eventos mudaram para sempre a história. No céu, Jesus Cristo, nosso grande sumo sacerdote, passou do lugar santo para o santíssimo do Santuário Celestial, iniciando o juízo investigativo (Dn 8:14). Na terra, Deus suscitou a Igreja Remanescente, para pregar as três mensagens angélicas e preparar um povo para a parousia (Ap 12:17; 14:6-12).
Muitas pessoas, atualmente, não compreendem o que aconteceu no dia 22 de outubro, a 176 anos atrás. “Deus, porém, estivera a dirigir o Seu povo no grande movimento adventista; Seu poder e glória haviam acompanhado a obra” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 410). Esse registro inspirado deve nos levar a valorizar o passado e levar a sério nossa missão presente, enquanto aguardamos o estabelecimento do reino de Deus no futuro.
Ribamar Diniz
Pastor, escritor e editor. Ele foi batizado na Igreja Adventista do Sétimo Dia em 1996. Sua missão de vida é impactar o mundo com a mensagem adventista para que Jesus volte nessa geração.
Comments