
Como igreja, muita coisa pode nos dividir. Com quase 22 milhões de membros, a discórdia é uma ameaça constante. Por isso, devemos enfatizar continuamente o que nos une como um movimento. Estamos unidos no que acreditamos sobre Deus: as 28 Crenças Fundamentais. Estamos unidos na forma como nossa administração é conduzida: o Manual da Igreja. Estamos unidos quando estudamos a Bíblia, com a Lição da escola Sabatina. Estamos unidos na missão, na doação e no serviço para Cristo. Por último, estamos unidos em nossa comunicação global por meio da Revista Adventista e Adventist World.
Há outros eventos unificadores, como a Assembleia da Associação Geral, reuniões campais e outras convocações regionais, que são recursos muitos valorizados pelos adventistas. Por quê: Por causa da sinergia.
O mundo é composto por mais de 200 nações, milhares de culturas e idiomas, milhões de grupos de pessoas e, após novembro de 2023, 8 bilhões de indivíduos. A igreja foi encarregada de alcançar “aos que habitam na terra, e a cada nação, tribo, língua e povo” (Ap 14:6).
Como nosso movimento pode realizar isso, especialmente em um momento instável, propício à divisão e cheio de seres humanos quebrantados e abatidos? Vesta Kelly disse: “Os flocos de neve são uma das coisas mais frágeis da natureza, mas basta olhar o que eles podem fazer quando ficam juntos.” A unidade orienta nosso movimento em direção ao foco, propósito, ímpeto, aos recursos, à ordem, e, por fim, à sinergia.
Mas o que é sinergia? É a adição cujo resultado é maior do que a soma das partes. Em outras palavras, quando há sinergia, 1+1 pode ser igual a 5: o 3 extra é resultante da sinergia. A unidade não é um clichê, mas um meio de obter resultados produtivos. E nós perdemos essa sinergia quando trabalhamos isoladamente.
A igreja remanescente dos últimos dias não é um movimento nacional, local ou congregacional, mas uma igreja mundial. Temos potencial para superar a discórdia global. Imagine quanta sinergia é possível obter com 22 milhões de pessoas trabalhando juntas! Além disso, ela não gera apenas a sinergia horizontal, mas também a “sinergia vertical”, ao estar ligada aos recursos divinos. Não é uma homogênea de um país, cultura, língua, ou um grupo de pessoas, mas “há somente um corpo e um só Espírito, [...] é uma só esperança para a qual vocês foram chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4:4-6).
Melhor é uma casa em sincronia do que em solidão. Que pelo poder do Espírito Santo e no grande amor do nosso Pai, possamos realmente nos unir para completar o mandato da missão de Jesus Cristo.
Justin Kim é o editor da Adventist World.
Revista Adventista, maio de 2023, pág. 23.
コメント