top of page
Buscar
Foto do escritor Ribamar Diniz

Vença a preguiça de ler


A Leitura é uma prática tão antiga quanto a escrita. Os benefícios que advém de ler um livro impresso ou digital compensam o esforço. “O ato da leitura pode trazer muitos benefícios a quem a pratica, os nossos antepassados já sabiam que através desse ato simples o homem pode tentar compreender seus problemas. Buscamos entender a nossa existência, as nossas angústias, nossos medos e incertezas. Assim, ao folhear um livro, ao ler matérias em meios virtuais ou impressos, procuramos conhecimentos, respostas para nossas dúvidas diárias, alento, conforto, paz e bem estar. A partir da leitura elaboramos ideias, construímos o conhecimento, nos aproximamos do mundo e das pessoas, elevamos nossa alma.” [1]


Em relação a vida espiritual Ellen White, a autora mais traduzida da história norte americana [2], escreveu: “A natureza de uma experiência religiosa é revelada pelo tipo de livro que a pessoa escolhe para ler em seus momentos de lazer.” [3]


Você já sentiu sono, dor de cabeça ou preguiça ao começar a ler um livro? Gostaria de ler mais e não sabe o que fazer para despertar sua motivação? Conheça algumas dicas simples para ajudá-lo a ler mais. Elas funcionaram comigo e espero que funcionem com você também.


Monte sua própria biblioteca

Compre livros, peça livros de presente e consiga livros com pessoas aposentados que querem se livrar do excesso de material em casa. Os gigante intelectuais da história foram grandes leitores e a maioria deles tinham uma biblioteca considerável. Um exemplo típico é Bruce Lee, filósofo, artista marcial e ator sino-americano. Ele tinha uma grande biblioteca sobre esportes de combate e filosofia. Mário Sérgio Cortella, filósofo, professor, palestrante e escritor brasileiro fala como se estivesse lendo um ponto atrás das câmeras. Tem um tom de voz estilo de locutor e poeta ao mesmo tempo. O segredo são as leituras que faz. Já ficou impressionado com a capacidade intelectual e memória enciclopédica do Dr. Rodrigo Silva, arqueólogo, teólogo e apresentador de TV? Ele tem muitos livros em casa, apesar de já ter doado vários.


Quando ingressei na Igreja Adventista do Sétimo Dia, em 1996 percebi que muitos adventistas tinham uma “Biblioteca Particular”. Eu também montei a minha, e a chamei “Livroteca do Espirito de Profecia”. Com alguns anos participando da Igreja já tinha 500 livros em casa. Fui aumentando minha biblioteca com o tempo e recomendo o mesmo. Além de um ambiente físico, você pode também manter uma biblioteca virtual, usando softwares, aplicativos ou outros recursos. A série LOGOS [4], nesse sentido, é uma das melhores ferramentas, se seu interesse é a área de teologia.


Estabeleça alvos de leitura.

Decida quantos livros lerá por ano. A média de 10 é um bom alvo para iniciar. Divida o número de páginas por mês, semanas, dias e horas de leitura. Na lista dos livros mais vendidos do mundo [5], a Bíblia ganha disparada. Um dado revelador é que a maioria dos livros tratam de temas espirituais e existenciais ou ideológicos.


1. A Bíblia Sagrada 2. O Livro Vermelho 3. Harry Potter 4. O Senhor dos Anéis 5. O Alquimista 6. O Código Da Vinci 7. Crepúsculo 8. E o Vento Levou 9. Quem Pensa Enriquece

10. O Diário de Anne Frank

Numa pesquisa recente, que retrata os países que mais leem a Índia ocupada o primeiro lugar, enquanto o Brasil, está na 26ª posição [6].


Tenha contato frequente com livros.

Ande com livros. Deixe livros em lugares estratégicos da casa. Coloque livros na porta do carro. Em um diálogo recente com o professor Flávio dos Santos Cardoso, que estuda Teologia na Faculdade Adventista da Amazônia, podemos perceber a importância de manter os livros por perto. Ele viu um livro no meu carro e disse: “Excelente leitura”. Passamos a conversar a respeito e, entre outras coisas, ele contou a estratégia de um professor de teologia onde estuda. O Pastor Ezinaldo Ubirajara lê, enquanto espera o semáforo abrir. Ele já leu vários livros apenas usando os 30 segundos dos sinais de trânsito, aguardando eles mudarem. Embora eu não possa dá esse conselho a todos, busque o seu caminho para ter contato visual frequente com livros. Particularmente leio livros enquanto viajo. Como atuou na região Amazônia a quase oito anos, especificamente no Arquipélago do Marajó, levo um ou dois livros em cada viagem. Nas horas que viajo de barco, aproveito para ler bastante, o que ajuda a passar o tempo e adquirir novos conhecimentos. Já li dezenas de livros viajando pelos rios marajoaras.


Participe de grupos de leitura.

Procure pessoas com os mesmos interesses. Isso irá motivar você a ler mais. Assine canais que oferecem resenhas de livros. [7]. A Igreja Adventista também tem seu próprio Clube de Leitura. Cada ano, um título para adultos, jovens, adolescentes e crianças são sugeridos pela Casa Publicadora Brasileira, em parceria com a sede adventista sul americana.


Escolha bons livros para ler.

Escolha livros que você gosta ou que podem te ajudar. O conteúdo pode determinar seu grau de interesse, além de trazer benefícios duradouros. No final da década 1990, eu livro O Sucesso é Fácil. Esse livro mudou minha vida. Aprendi nessa obra motivacional a estabelecer três metas e, à medida que alcançava uma, acrescentava uma nova meta. Leia livros do seu interesse ou que possam ajudá-lo em questões práticas. Quais são os melhores livros? Em minha opinião, eu colocaria a seguinte hierarquia, para pessoas que desejam ter uma vida espiritual abundante, sem deixar de crescer em outros ramos do conhecimento humano.

  1. Bíblia Sagrada.

  2. Livros de Ellen G. White.

  3. Livros que defendem a cosmovisão cristã e adventista.

  4. Livros de autores cristãos comprometidos com a Bíblia Sagrada.

  5. Livros de autores não cristãos selecionados

Acompanhe o lançamento de livros.

Visite feiras e bienais em sua cidade. Com a pandemia do novo coronavírus, tem havido lançamentos de livros de maneira remota. É uma boa opção para quem nunca assistiu um momento cultural como esse. No lançamento de um livro você irá conhecer o autor, adquirir o livro autografado, ouvir alguém apresentando a obra em suas diversas nuances e participar (geralmente) de um Coffee Break.


Além disso, conheça os livros clássicos da humanidade e decida ler os grandes livros que influenciaram a humanidade; leia os livros dos menores aos maiores. Comece com livros pequenos em páginas e complexidade. Escolha um assunto para ler e especializar-se. Lendo durante 5 anos, você será especialista em qualquer assunto. Presenteia a si mesmo quando ler um livro, pois recompensa sempre motiva.


Gostaria de finalizar esse artigo indicando dez clássicos adventistas. Eu já li todos eles e super recomendo. Você pode consegui-los no site da Casa Publicadora Brasileira.


CLÁSSICOS ADVENTISTAS

1. Caminho a Cristo

2. Conhecer Jesus é tudo

3. O Terceiro Milênio

4. Nisto Cremos

5. Preparação para crise final

6.Preparação para a chuva Serôdia

7.Quando tudo falha

8.Quando tudo falha

9.Estudando juntos

10.Nossa Herança


Ribamar Diniz é pastor, escritor e editor. Tem mestrado em Teologia e Pós Graduação em Missão Urbana pela Faculdade Adventista da Bahia.


Referências:

[1] Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388.Acesso em: 30 de abr.de 2020.

[3] Ellen G. White: O maior tesouro: conselhos divinos para as novas gerações. Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 2020, p. 9.

[5] http://www.ojornalista.com/2012/05/os-10-livros-mais-lidos-no-mundo/. Acesso: 01 de setembro de 2021.

[6] Fonte: https://www.manhoodbrasil.com.br/por-que-o-brasileiro-nao-le/

[7]. Uma boa lista de bons canais com resenhas de livros é https://querobolsa.com.br/revista/10-canais-do-youtube-para-quem-ama-livros.


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Desilusão ou esperança?

Uma reflexão sobre o Grande Desapontamento de 1844 e a certeza da breve volta de Jesus Há 180 anos, a poderosa mensagem da breve volta de...

Comments


bottom of page