O Senhor renovava minhas forças a cada dia, porém eu as gastava todos os dias, sem deixar nenhuma reserva, apenas confiando nas misericórdias de Deus. Andei em todos os caminhos do estado [do Amapá], em todos becos, pontes, ruas, avenidas. De pés, de barco, de lombo de animais, de trem, de carro, de avião.
Saudável, doente, coluna quebrada, asma que me deixava sem fôlego, febres de 40 graus, câncer...toda sorte de abrigo e até desabrigo ...
Noites em viagens, nas encruzilhadas, esperando quem eu não combinei, debaixo de árvores, no sol escaldante, último biscoito, ou nenhum biscoito.
Estranhos me abrigaram, sem nenhum conforto, sem pão, sem nenhum tostão... nas roças, nas matas, nas caronas, nos favores, nas preocupações; no medo,o pau de arara que não veio... porém, no compromisso firmado com Deus que eu iria onde Ele mandasse.
Nas matas, cortando árvores, carregando nos ombros, no sol, construindo capelas, nas noites pregando a Palavra de Deus; lágrimas solitárias, cansaços profundos, noites que não passavam...tudo por Ele. Vinte e quatro anos de ministério.
Nas grandes cidades, nos trânsitos, nos edifícios, nas favelas, com a pobre mulher abandonada, com o homem desempregado, com os viciados e criminosos, também com os delegados, juízes, médicos, engenheiros, políticos...
Nas comissões diretivas, nas mesas, nas uniões, na divisão, no avião, nas rodoviárias, de paletó e gravata...
Com pastores que choravam, com esposas depressivas, com filhos rebeldes, com "o sem esperança"...tudo por Ele, porque Ele deu tudo por mim.
Faria tudo novamente, por amor a Ele e pelas vidas que se acham escravizadas pelo mal.
Continuarei a deixar gastar-me...tudo pelo Evangelho do meu amigo e amado Jesus. "Minhas lágrimas".
Na bendita esperança!
São Luís, 24/10/2020
Pr. Raimundo Nonato Penha Cutrim
Pastor jubilado da Igreja Adventista do Sétimo Dia (1997-2020). Entre 1997-2002 foi missionário no Estado do Amapá, estabelecendo a denominação em várias cidades do interior do Estado e contribuindo com sua expansão na capital. Entre 2017-2019, serviu como diretor do Posto Missionário do Amapá. Atuou em outras funções e campos.
Comments