top of page
Buscar

Alcançando os mais influentes

Foto do escritor:  Ribamar Diniz Ribamar Diniz

Desde 1994, a Revista Time, reconhece o indivíduo ou grupo de indivíduos que tiveram o maior efeito nas notícias do ano, publicando anualmente uma lista com as 100 pessoas mais influentes do mundo. A lista de notáveis é dividida em 5 categorias: pioneiros (os que entram na lista pela primeira vez), artistas, líderes, ícones e titãs (esportistas de alta performance).


“De acordo com a própria Time, esses indivíduos são líderes e representam o futuro da nossa sociedade. São pessoas extraordinárias que vão além do seu campo de influência para serem representantes de causas, ideais e comunidades.” [1]


Na lista do ano 2019, um dos titãs em destaque foi o egípcio Mohamed Salah, jogador de futebol do Liverpool. Na área de líderes aparece Jair Messias Bolsonaro, atual presidente do Brasil, o único brasileiro nesta lista.


Em se tratando de destaques e pessoas influentes em diferentes áreas, no mesmo ano, o presidente da República Jair Bolsonaro, convidou Edir Macêdo (líder da Igreja Universal) e Silvio Santos (apresentador de televisão e empresário das telecomunicações - SBT), para um jantar [2]. Esses homens, de enorme prestígio e popularidade, em suas áreas de atuação, podem simbolizar três áreas importantes para toda pessoa. A presença de Edir Macêdo, Jair Bolsonaro e Silvio Santos juntos pode representar as áreas que mais influenciam as pessoas hoje: a espiritualidade, a política e a economia respectivamente.


Mas como alcançar, com a “verdade presente” (Pe 3:5), pessoas influentes na sociedade em diferentes áreas como: Neymar (jogador mais caro da história), Lula (político brasileiro mais carismático da década) e Greta Thumberg (jovem ativista da ecologia)? Alguns os consideram inalcançáveis. Há um chamado para alcançar essas classes. A pergunta é como fazê-lo? As Escrituras afirmam que Jesus, em seu tempo, buscou alcança-los. O evangelho de João apresenta um texto que inclui todo ser humano, ricos e pobres, influentes e com pouca influência. Alguém organizou esse verso em forma de acrostico [3], para destacar seu profundo significado.


Porque (maior explicação)

Deus (maior ser)

Amou (maior mandamento)

ao mundo (maior alvo do amor de Deus)

de tal maneira (maior intensidade)

que deu (maior dádiva)

o Seu Filho unigênito (a maior expressão de Deus)

para que todo (a maior abrangência)

o que nele crê (maior condição)

não apareça (maior condenação)

mais tenha (maior conquista)

a vida eterna (maior esperança)


João 3:16 é o coração do evangelho. É o resumo da Bíblia. A sinopse do plano de redenção. A essência da mensagem de Deus para a humanidade. Essas palavras são suficientes para impactar qualquer pessoa, em qualquer lugar. Pois apresentam a condição humana, o caráter de Deus e Seu plano para resgatar-nos.

Para quem Jesus disse palavras tão significativas? Teria sido para seus apóstolos? Para uma multidão? Na verdade, foi para...


Um homem chamado Nicodemos

Nicodemos (nome grego que significa “conquistador do povo”), homem rico, fariseu e membro do Conselho Nacional (Sinédrio), a mais alta autoridade civil e religiosa entre os judeus. No início de Seu ministério, Jesus “ganhou um amigo cuja influência providencialmente frustrou os planos dos líderes que queriam fazê-Lo encerrar prematuramente Seus labores”. A entrevista dele com o Mestre da Galileia aconteceu no Monte das Oliveiras, talvez depois da purificação do templo. Nicodemos havia testemunhado alguns dos milagres de Jesus. Ele aguardava um “messias político”, mas ficou perplexo com a natureza espiritual do reino de Deus expressada em Cristo Jesus, o próprio Messias. Declarando abertamente sua fé após a crucificação de Jesus [4]. Financiou o trabalho da Igreja Primitiva.


Nicodemos aparece três vezes no evangelho de João, a saber. A primeira vez, numa noite em visita a Jesus para ouvir seus ensinamentos (João 3:1-21); Na segunda, ele afirma a lei relativa à detenção de Jesus durante a Festa dos Tabernáculos (João 7:45-51); e na terceira, após a crucificação, ajuda José de Arimatéia na preparação do cadáver de Jesus para o enterro (João 19:39-42) [5].


O fariseu de influência espiritual, membro do Sinédrio com influência social e rico de grande influência econômica (tal fato pode ser constatado no relato bíblico e na tradição relacionada a esse príncipe dos judeus e também com a estátua de São Nicodemos, no Adro do Bom Jesus, na cidade de Braga-Portugal), ilustra a enorme influência que esse homem exerceu na Igreja Cristã. A vida de Nicodemos demonstra os três motivos pelos quais devemos buscar intencionalmente alcançar as pessoas mais influentes.


Porque devemos alcançar os mais influentes?

Várias razões já foram dadas para o trabalho missionário entre os mais influentes. Biblicamente, podemos encontrar três razões básicas para esse objetivo.


1ª - Os mais influentes necessitam de salvação (João 3:8-14). O relato de João deixa claro que Nicodemos buscou Jesus porque se sentiu, de alguma forma, atraído por sua personalidade, ministério e ensinos. Entretanto, Nicodemos tentou, como muitos fazem hoje, racionalizar a religião. Quando foi confrontado pelo Mestre, sobre a necessidade de nascer de novo, disse que isso não era possível. Jesus deixou claro que o Espírito Santo pode fazer essa obra e desvendou a esse curioso homem o plano divino para salvar a humanidade. Os versos mais significativos do evangelho foram ditos à um homem que exemplifica muitos na sociedade atual. São, como Nicodemos, religiosos, mas não conhecem a Deus; são ricos, porém pobres de fé; são influentes, mas vazios.


Os mais influentes podem alcançar outros influentes (João 7:45-53). No segundo relato sobre Nicodemos, ele se coloca em defesa de Jesus, ainda de maneira indireta. Como um dos membros do Sinédrio, tinha parte nas decisões, acabou aconselhando e lembrando que a atitude que pensavam tomar sobre Jesus contradizia abertamente a Torah. Dificilmente alguém que não fosse do círculo farisaico e membro do sinédrio conseguiria ter tanta influência entre seus pares. Da mesa forma, cada pessoa influente em sua área de atuação alcançará outros. Embora Deus possa usar qualquer pessoa para alcançar outra, normalmente vemos Deus trabalhando com pessoas da mesma classe para alcançar seus pares.


Os mais influentes podem apoiar a Igreja (João 19:38-42). Nicodemos tomou coragem e participou publicamente do sepultamento de Jesus. Ele apoiou José de Arimatéia em todo o processo de solicitar o corpo de Jesus e bondosamente ofereceu uma quantia elevada em perfumes para ungir o corpo d’Aquele que aprendeu a amar. Posteriormente usou sua fortuna para financiar o trabalhar da Igreja primitiva.


Se é necessário alcançar pessoas de classes elevadas, como fazê-lo? Já sabemos porque devemos alcança-los, mas quem seriam os Nicodemos da contemporaneidade e como evangelizar tais pessoas?


Evangelizando as classes especiais

A seção 17 do livro Evangelismo, compilação dos escritos de Ellen White, apresenta o trabalho em favor de classes especiais, pois a Igreja deve aproximar-se das classes altas, e não deixar de alcançar as mais desfavorecidas [6]. Quais seriam essas classes especiais? Quem faria parte delas? A Mensageira do Senhor menciona, os seguintes segmentos:

  • Mestres e dirigentes do povo

  • Médicos

  • Professores

  • Advogados e juízes

  • Funcionários públicos

  • Comerciantes

  • Empresários (homens de negócios)

  • Homens de faculdades inventivas e intuição científica

  • Homens talentosos

  • Mestres do evangelho

  • Ricos

  • Inteligentes e cultos

  • Homens que ocupam posições no mundo

  • Reis e governadores

  • Ministros de outras denominações

  • Homens de influência

  • Classe alta e média

  • Marginalizados

  • Estrangeiros (imigrantes)

  • Católicos

  • Judeus

  • Crianças

  • Turistas (estancias de saúde e centros de turismo)

Embora Ellen White, por inspiração divina, mencione esses profissionais, ela não exclui os demais nos planos evangelísticos da Igreja. Sua intenção, nos escritos, parece ser mais de inclusão das classes negligenciadas do que exclusão dos pobres. Na mesma seção vários conselhos completam o quadro sobre a importância de trabalhar por essas classes. Ela escreveu que devemos trabalhar por todas as classes, pois “o convite do evangelho deve ser feito aos ricos e pobres, aos elevados e aos humildes e precisamos imaginar meios para levar a verdade a novos lugares, e a todas as classes de pessoas.” [7]


Afirmou ainda que os planos para as classes elevadas alcançarão a todos: “Alçai vossa mente à grandeza da obra. Vossos planos estreitos, as idéias limitadas, não devem ser incluídos em vossos métodos de trabalho. Precisa haver reforma a esse respeito, e mais recursos entrarão para habilitar a obra a ser elevada à alta e exaltada posição que sempre deve ocupar. Haverá homens de recursos que discernirão alguma coisa do caráter da obra, se bem que não tenham coragem de tomar a cruz e sofrer o descrédito que acompanha a verdade impopular. Alcançai primeiro as classes elevadas, se possível, mas sem que haja negligência das mais humildes.” [8]


Finalmente a serva do Senhor argumentou que devemos alcançar homens de recursos e de influência, que atenderão o chamado.


“O chamado a ser feito nos ‘caminhos’, tem de ser proclamado a todos quantos têm parte ativa nas obras do mundo, aos mestres e dirigentes do povo. Aos que têm sobre si pesadas responsabilidades na vida pública, médicos e professores, advogados e juízes, funcionários públicos e comerciantes, deve ser dada uma mensagem clara, distinta.” [9]


“Homens que ocupam altas posições de confiança no mundo, ficarão encantados com uma clara, direta declaração da verdade escriturística.” [10]


Ribamar Diniz é pastor, escritor e editor. É Mestrando em Teologia pelo SALT/FADBA, membro da Sociedade Criacionista Brasileira e pastor distrital na Missão Pará Amapá. Seus artigos estão disponíveis em www.ribamardiniz.com e bo.academia.edu/RibamarDiniz

Referências:

1. https://rockcontent.com/br/blog/pessoas-mais-influentes-pela-time/. Acesso: 30 de agosto de 2020.

2. Jair Bolsonaro recebeu em 6/09/2019, para um jantar o empresário Silvio Santos e o bispo Edir Macedo. No dia 07 participaram do desfile, em Brasília. https://www.poder360.com.br/governo/bolsonaro-recebe-silvio-santos-e-edir-macedo-no-alvorada/ Acesso: 30 de agosto de 2020.

3. radioclubedafe.com.br

4. Ver Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 05, p. 1024.

5. Ver https://pt.wikipedia.org/wiki/Nicodemos. Acesso 30 de agosto de 2020.

6. Ver Ellen White, Carta 14, 1887.

7. White, Medicina e Salvação, pág. 312.

8. White, Evangelismo, 553.

9. White, Testimonies, vol. 6, pág. 78.

10. White, Carta 111, 1904.

 
 
 

Comments


NOVA LOGO.jpeg

© 2020 por Flávio Diniz

  • icone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
bottom of page