1. Leia sobre o Hinário Adventista e conheça o contexto da mudança. Saber a origem, o valor e o papel do hinário serão importantes para estimular a congregação a fazer uso dessa nova coletânea. Há um site com informações completas a respeito. Acesse: https://novohinario.cpb.com.br/. Sobre a história do hinário o porquê da mudança veja:
Se possível (re)assista a live de lançamento em: https://www.youtube.com/watch?v=cCPO9mgPKvQ
2. Incentive cada membro da Igreja ter o seu próprio hinário. Escolha alguém na igreja para fazer os pedidos dos membros pelo site https://novohinario.cpb.com.br/#loja
3. Estimule a comissão da Igreja comprar alguns hinários para emprestar aos convidados nos nossos cultos. Na comissão, discuta com os líderes a implementação do Novo Hinário no contexto da sua igreja. Se necessário, consulte o departamental de música do seu campo.
4. Reúna os responsáveis pelos cultos (anciãos, músicos e sonoplastas), para planejar a implementação do novo hinário. Os músicos devem conhecer as letras/melodias e ensaiar para ensinar a Igreja e os sonoplastas devem ter os recursos digitais de apoio.
5. Escolha uma data para a transição ao Novo Hinário. Se possível, faça um lançamento no distrito e na Igreja sede para garantir o apoio e participação da maioria. No meu distrito o lançamento será na campal e no mês de setembro acontecerá a mudança nas congregações.
6. Aprenda a usar os recursos digitais do novo hinário (aplicativo, vídeos, etc.). Instale o programa respectivo no computador da Igreja e treine os sonoplastas em seu uso.
7. Oriente os membros usarem o Novo Hinário nos cultos familiares. Se os irmãos cantarem o Novo Hinário em casa, desejarão fazê-lo na congregação. É importante também priorizar o uso do hinário em todas as reuniões e eventos da Igreja, para pegar o gosto pelo material.
"Que haja cântico no lar, de hinos que sejam suaves e puros, e haverá menos palavras de censura e mais animação, esperança e alegria." (Educação, pag. 167).
Hinário gratuito no You tube:
8. Evite usar diferentes coletâneas musicais. Para que a Igreja se acostume, dê preferência ou use exclusivamente o Novo Hinário por alguns meses. Lembre aos membros que o material tem cânticos de diversas coletâneas (DVD adoradores, CDs jovens, corinhos antigos, etc.).
9. Seja paciente com a Igreja. Alguns levam tempo para aprender novas melodias. Uma dica simples é ouvir o hino primeiro; ter alguém para ensiná-lo corretamente; repetir com a Igreja ao menos 2 vezes. Em cada culto, experimente cantar 3 hinos conhecidos e 2 novos. Não censure os saudosistas, porém persevere, até que todos se acostumem ao Novo Hinário.
10. Escolha um ministro do louvor que inspire a igreja cantar. Uma pessoa desafinada desafina toda a igreja. O músico consagrado, dedicado, habilidoso e dinâmico, ao reger o canto, poderá estimular e inspirar o louvor congregacional. Caso consiga duplas ou trios será melhor ainda.
"O canto não deve ser feito apenas por uns poucos. Todos os presentes devem ser estimulados a tomar parte do serviço de canto." (Evangelismo, pág., 507).
Ribamar Diniz é pastor, escritor e editor. É Mestre em Teologia pelo SALT/FADBA e pastor na Missão Pará Amapá.
Comments